segunda-feira, 3 de agosto de 2020

SESSÃO DE TAIJI QIGONG - PARA SAÚDE DO CORPO E DA MENTE




PROTOCOLO DE TAIJI QIGONG

(Me Evandro Célio)



    Esse protocolo segue uma sequência de exercícios respiratórios dinâmicos e estáticos com base nas artes milenares chinesas do Taijiquan (Tai Chi Chuan) e Qigong (Chi Kung).  Tais práticas, segundo a NCCIH (National Center for Complementary and Integrative Helth), são classificadas como práticas mente e corpo, assim como o yoga e a meditação, normalmente ensinadas por um instrutor experiente. O Qigong é uma prática mais ampla com inúmeros e variados exercícios dos  mais intensos à meditação estática . O Taijiquan, por outro lado,  tem como fundamento as artes marciais chinesas. Possui também elementos do Qigong, conhecida como arte marcial interna (nei chia). Caracteriza-se por ter movimentos lentos e suaves seguindo um encadeamento de movimentos de luta (kati, taolu). 

As disciplinas orientais como yoga, tai chi chuan e qigong, estão associadas a uma melhor qualidade de vida física, mental e emocional. São artes milenares que vêm se popularizando e ganhando adeptos a cada dia que passa. Seus benefícios são percebidos subjetivamente por quem pratica, e tem despertando um grande interesse pela ciência na compreensão dos seus benefícios para saúde e na qualidade de vida.

Alguns estudos mostraram resultados positivos na aplicação de exercícios respiratórios do yoga e do qigong, como um método terapêutico para pessoas com problemas cardiorrespiratórios, cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, assim como uma melhora em aspectos subjetivos como equilíbrio mental e emocional (YENGAR, 2006; LIVRAMENTO, 2011; MENG et al. 2013).

O foco desses exercícios é a diminuição da velocidade, o controle da taxa e a duração da respiração, particularmente da expiração, especialmente para pacientes com asma e enfisema que apresentam dificuldade de respiração devido à quantidade de ar bloqueado em seus pulmões (MENG et al. 2013)

Geralmente a reabilitação cardiopulmonar foca basicamente em aprimorar a resistência cardiovascular, treinamento de força e uso de aparelhos respiratórios. O treinamento de práticas respiratórias é mínimo. Um estudo demostrou que, apenas o mero treinamento inspiratório, 30% da carga máxima, com threshold, em pacientes no pré-operatório foi capaz de melhorar a capacidade funcional, pulmonar e os desfechos clínicos em indivíduos com alto risco de desenvolver complicações pulmonares pós-operatório submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio (BONORINO,2010).

Segundo Kulupur e colaboradores 2009, O refreamento respiratório através da técnica de respiração lenta é uma terapia adjunta útil para o controle cardiorrespiratório. A respiração lenta a seis ciclos por minuto aumenta a sensibilidade barorreflexa em indivíduos normais e em pacientes com insuficiência cardíaca. Sabe-se que a respiração abdominal lenta diminui a atividade do sistema nervoso simpático e tem sido demonstrado que a respiração abdominal reduz a recorrência de eventos coronarianos em indivíduos que já sofreram um infarto.

Sendo assim, a prática dos exercícios respiratórios do yoga, bem como do qigong, podem trazer muitos benefícios à qualidade de vida, principalmente pela ênfase em exercícios respiratórios completos (inspiratórios e expiratórios), visando o uso mais amplo da capacidade pulmonar.

Na cosmovisão chinesa taoíosta, há o conceito de Chi; uma força que permeia a natureza e os seres vivos, fundamental, no ser humano, para uma boa saúde. Tanto a falta de chi como sua estagnação, gera doenças. Por meio do Qigong, como do Tajiquan, pode-se perceber, controlar e armazenar o chi, segundo a tradição. O chi também está é relacionado com o estado psíquico de bem-estar.


" Aqueles que desobedecem as leis do universo, dão origem a calamidades e tribulações, enquanto os que seguem as leis do universo permanecem livres de doenças perigosas."

(Clássico do Imperador Amarelo) 


    Essa prática, ou protocolo, será em torno de 20 minutos, dividido em dois tempos de 10. Nos primeiros 10 min, serão feitos exercícios dinâmicos e lentos tendo como base o  tai chi chuan e o qigong. Todo movimento é acompanhado pela respiração concomitantemente e com atenção plena. Nos outros 10 min, será feito uma prática de meditação estática de qigong, com exercícios respiratórios lentos e  visualização. Pode-se realizar os exercícios por tempo ou por contagem.

           Poderá ser usado um aplicativo para temporizar. Sugestão: HIIT Interval training timer (Google Play). 





1. Primeiro tempo - 10 min: 


    1.1 Exercício 1 – Captar o Qi do universo – 10 x

    1.2 Exercício 2 – Captar o Qi da terra – 10 x

    1.3 Exercício 3 – Elevar e descer as mãos em frente ao corpo – 10 x

    1.4 Exercício 4 – Empurrar em frente com ambas a mãos – 10 x

    1.5 Exercício 5 – Abraçando o mundo – 10 x












2. Segundo tempo 10 min:

    Entre o primeiro e o segundo tempo será dado 30 segundos de intervalo para se posicionar . Poderá ser feito sentado numa almofada tradicional de meditação (zafu), cadeira ou sentado no chão. 

    2.1 Descrição:  Na postura imóvel, fechar os olhos. Somente pelo nariz, inspirar e expirar profunda e lentamente. O tempo da inspiração e expiração deverá ser em torno de 7 tempos ou mais, isso dependerá de cada indivíduo. Exemplo: 10 tempos na inspiração, 2 tempos na retenção, 10 tempos na expiração. Próximo ao umbigo, segundo a tradição taoísta chinesa, há um centro, conhecido como Tantien, nesse ponto, deverá imaginar uma luz como se fosse uma chama que, ao inspirar, cresce, e ao expirar, se concentra. Dentro da tradição do Qigong, tem-se a intenção, ao inspirar, de captar o Qi do Universo, e ao expirar, reter esse Qi.  Esse exercício, que também é conhecido como Meditação Qigong, é classificado, segundo Richard Davidson, como meditação de atenção focada. Deverá ser feito até ser finalizado o tempo. 




Meditation



Referencial

IYENGAR, B.K.S. Light on Pranayama. HarperCollins Publishers India, 2006.

 

ZWICK Dalia. MYERS Brooke, New York, advised on the article; Article – The Diaphragm in Iyengar Yoga Pranayama and Physical Therapy.

21/02/

 Heart Disease with Diabetes. Arq Bras Cardiol, 2009,92(6) p. 423-429.

2013. Richard Jonas edited.

KULUPUR, A et al. Effect of Diaphragmatic Breathing on Heart Rate Variability in Ischemic, 2009.

PINHEIRO, CARLOS et al. Modificação do padrão respiratório melhora o controle cardiovascular na hipertensão essencial. Arq. Bras. Cardiol, 2007, v88, n6, p. 576-583.

VANDERLEI, LUIZ et al. Noções básicas de variabilidade da frequência cardíaca e sua aplicabilidade clínica. Rev Bras Cir Cardiovasc, 2009, v24,n2, p. 205-217

MENG, DING et al. Effectiveness of T’ai Chi and Qigong on Chronic Obstructive Pulmonary Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE, 2014, v20, n2, p. 79-86. doi: 10.1089/acm.2013.0087

SANCIER, K; HU,B. Medical applications of qigong and emitted qi on humans, animals, cell cultures, and plants: review of selected scientific reserch. American Journal of Acupuncture, 1991, v19, n4, p. 367-377.

 LIVRAMENTO, G. Efeitos do qigong na pressão arterial e qualidade de vida em pacientes com hipertensão arterial essencial. 2011. 73f. Dissertação (Medicina e Saúde Humana). Escola Bahiana de Medicina e Saúde Humana, Salvador, 2011.

BONORINO, KELLY. Influência do treinamento muscular inspiratório na capacidade funcional e pulmonar pré e pós-operatória de cirurgia de revascularização do miocáridio.2010. 92f. Dissertação (Ciências do Movimento Humano). UDESC-CEFID, Florianópolis, 2010. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

KARMA: eles merecem? - Ajahn Santikaro

  KARMA: eles merecem? (Reflexões sobre o atentando ao World Trade Center) Por Ajahn Santikaro Tradução: Centro Buddhista Nalanda Tr...